Portugueses estão a fazer menos Exercício Físico

Os Portugueses diminuíram o tempo que passam a fazer Exercício Físico

Exercício Físico


As conclusões do Eurobarómetro sobre desporto e exercício físico são muito claras, desde 2010 que são cada vez menos os portugueses a praticar exercício físico 1 a 5 vezes por semana. Se em 2010 33% dos portugueses afirmava praticar regularmente exercício físico, esse número desceu para 26% em dezembro de 2017.

Mais de 70% Afirmam que Raramente Praticam Exercício Físico



São uns impressionantes 74% que afirmam que nunca ou raramente praticam alguma atividade física, e esse número nas mulheres ainda é mais preocupante, pois chega aos 78%. 

Níveis de formação

Já no que corresponde aos níveis de formação, o estudo confirma que as pessoas que têm níveis de escolaridade mais baixos são também os que menos praticam atividade física.

Faixas etárias

Relativamente às faixas etárias, aquela que apresenta uma maior índice de prática desportiva, são os homens com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos, os que menos se mexem, são os homens a partir dos 55 anos.



Exercício Físico

As principais razões evocadas pelos portugueses para a ausência de prática de atividade física são a falta de tempo bem como a falta de motivação, sendo o custo associado à prática desportiva a terceira razão.

O director do Programa Nacional para a Promoção da Actividade Física, Pedro Teixeira, afirma que "...temos de reformular a nossa forma de ver a atividade física...as pessoas ainda a vêm como um exercício estruturado, num local...temos de mudar essa mentalidade. 


Exercício Físico


Pedro Teixeira lembra também que "a inatividade física é um dos três principais factores de risco comportamentais para as doenças que mais custos de saúde têm." Como se pode concluir, o investimento em atividade física é um dos principais investimentos que o país pode fazer para baixar as despesas na saúde.

Exercício Físico

O director conclui que "...o que está a faltar é a integração no dia-a-dia de hábitos mais activos. Mais marcha, mais desporto ao ar livre, mais utilização do fim de semana para atividades com a família que envolvam atividade física e desporto".  

"Vamos aprender a brincar e brincar a aprender!!! - Treino Em Família By José Pastoria"

Fontes:

.

Comentários

Mensagens populares