Caminho de Santiago, que camiño escolher?



As Caminhadas Treino em Família são maioritariamente feitas em família, mas como já vimos no artigo anterior, existem diferentes tipos de caminhadas, diferentes tipos de caminhos. Uma peregrinação a Santiago de Compostela é sem dúvida muito mais do que uma simples caminhada e por diversas razões, a primeira está na motivação, energia e na espiritualidade dos caminhos de Santiago, e estas só as sente quem os fez em plenitude...

Sempre a torcer pelo pai...

Treino em Família sente uma forte necessidade de estar presente nestes caminhos tão especiais e importantes, mas tal como no artigo anterior referimos a este tipo de caminhadas apenas pode ir o pai (José Pastoria), pois o Lourenço e o Dinis ainda não estão preparados para os fazer, e a mãe Anabela fica com eles em casa, mas sempre a torcer pelo pai.

Caminho de Santiago, que camiño escolher
Camiño Aragonez 2017 perto do Mosteiro  de Oseira

Que Caminho de Santiago fazer?

Todas as decisões são tomadas em família, e este caso não é diferente, assim e após tomada a decisão de se realizar o Caminho de Santiago, existe a necessidade de o começar a preparar e existem muitas questões, bem para além do aspecto físico, que também é muito importante. Talvez a primeira questão seja: Que Caminho de Santiago fazer?


É muito interessante observar as estatísticas que a oficina do peregrino  nos apresenta sobre os Caminhos de Santiago no que diz respeito aos caminhos escolhidos no ano de 2108. Podemos verificar que o Caminho se Santiago Português é o segundo mais escolhido pelos peregrinos, ainda longe do Caminho Francês que é o mais conhecido e aquele que mais fama deu aos Caminhos de Santiago.

Caminho de Santiago, que camiño escolher
Estatística 2018 - Número de peregrinos por Caminho



No passado, não existia a possibilidade de escolher o local de partida, certamente a partida era feita da casa de cada peregrino, a peregrinação iniciava-se na igreja da sua vila. Hoje tudo se alterou, desde logo as motivações para a peregrinação já não são estritamente religiosas, conforme informação da oficina do peregrino.

Caminho de Santiago, que camiño escolher
Estatísticas 2018 - Motivo da Peregrinação


Atualmente e com os recursos existentes temos a oportunidade de escolher o local de partida consoante as nossas aspirações, motivações e disponibilidades. No caso do Treino em Família, e como o pai não consegue passar mais do que uma semana afastado do resto da família, existe logo  um grande filtro em relação a que caminho a escolher.

Caminhos com distâncias muito longas

O Caminho Francês, a via de la plata, o caminho do norte são caminhos com distâncias muito longas que requerem tempo e disponibilidade que a família ainda não tem, aliás esses são caminhos que a família quer fazer junta quando os mais pequenos já tiverem disponibilidade física que lhes permita.

Sendo assim, quando vamos escolher que Caminho fazer, convém elaborar um plano, em primeiro lugar, quantos dias temos disponíveis para o caminho, em segundo lugar (e aqui convém ser o mais sincero possível connosco) quantos km pensamos ser capazes de fazer por dia, isto porque cada caminho pode ter opções de etapas diferentes.

No nosso caso e não falando das 3 peregrinações anteriores, a próxima que o pai irá fazer será de dia 2 de setembro a 9 de setembro, destes dias temos que retirar um dia para a ida em transportes e outra para a vinda também em transportes, restam 6 dias para andar...

Treino em Família, o caminho que escolhemos 

Escolhemos o Caminho Inglês, porque conseguimos chegar ao local de partida em apenas um dia, através da utilização do autocarro que sai de Lisboa, Parque das Nações e vai direto a Ferrol, local de inicio do Caminho Inglês.

Caminho de Santiago, que camiño escolher
Planificação de viagem Lisboa-Ferrol 2019

Depois o Caminho Inglês não é um dos que tem mais peregrinos e isso é um aspecto muito importante, pois o pai vai fazer a peregrinação ainda no verão e apesar de ser em Setembro, os caminhos ainda terão bastantes peregrinos, facto que faz com que as vagas nos albergues não estejam seguras.

Planificação das etapas

No que diz respeito à planificação das etapas, o mesmo caminho pode perfeitamente ter vários planos de etapas, apresentamos a várias propostas para o Caminho Inglês, o nosso plano é fazer o caminho em 5 dias, com um dia para ajustes de etapas.

Caminho de Santiago, que camiño escolher
Diferentes Rotas para o Caminho Inglês



Para aqueles que vão fazer o Caminho Português deixamos aqui uma proposta de etapas, juntamente com os albergues disponíveis.

Caminho de Santiago, que camiño escolher
Etapas e albergues do Camiño Português

BUEN CAMIÑO PARA TODOS!!!

Comentários

Mensagens populares