CAMINHO DE SANTIAGO [Regresso a Casa] (DIA 7)


Santiago a Benavente (518 KM - Regresso a Casa)

O jantar de despedida, como não poderia deixar de ser, foi bastante emotivo, onde cada um partilhou a sua mensagem!

caminho de santiago

Partilho convosco a minha:

“Este Caminho fi-lo pelo meu pai. Comecei só e em Pontedeume, depois de iniciar a etapa, parei para sentir a energia de uma égua e do seu poldro. Estes animais ligam-me à minha origem .... Não sei quanto tempo estive com eles, mas foi suficiente para sentir o Caminho a chamar-me e cruzar-me com o Carlos e o Angel.


Começou aqui uma irmandade que não parou de crescer até este momento. Irmandade esta, que não deixa ninguém para trás. Exemplo disso são as “chicas de Madrid”. Aqui os mais fortes ficam para trás de forma a apoiar os que estão com dificuldades.


Partilho convosco a minha filosofia de vida:


1 – A Felicidade está nas coisas simples;
2 – Sê para a vida, como queres que a vida seja para ti;
3 – Antes de apontar para os outros, aponta sempre para ti. “

caminho de santiago

Hora de Regressar

No último dia, levanto-me cedo para chegar à estação de autocarros às 07h00 de forma a garantir o meu bilhete. Mas já não há disponibilidade no autocarro das 09h00 e só consigo partir às 14h00. 

Falha grave não ter reservado o meu lugar antecipadamente.
Na estação encontro a Carmene e o marido Paco, conversamos um pouco, abraçamo-nos e eles seguem viagem para Ferrol onde deixaram o carro. 

Dou comigo a pensar que para a próxima trago o meu carro até Santiago, de forma a facilitar a logistica de regresso e chegar a casa à hora combinada.

Mais um momento para recordar...

Volto ao centro da cidade, deixo a minha mochila no albergue onde pernoitei e sento-me na praça do Obradoira em frente à Catedral a tocar didgeridoo, fecho os olhos e sinto o calor do sol no rosto. Mais um momento para recordar...


Quando abro os olhos, estão 2 senhores a acenarem-me e dizem conhecerem-me. “A sério?!”, penso eu. Dizem-me que fizeram o mesmo caminho que eu, ouviram-me tocar em Betanzos e reconheceram-me. São italianos, com idades compreendidas entre os 60-70 anos, conversamos e aproveito para ir com um deles à catedral. 
caminho de santiago


Quando estou a fazer o meu último vídeo, dou de caras com o Carlos, tomamos um café , despedimos-nos com um forte abraço e com a promessa de fazermos algo em família.

Ao regressar ao albergue para ir buscar a mochila cruzo-me com as italianas (as primeiras peregrinas do caminho com quem falei) de quem me despeço e penso “Este caminho está feito e completo. Já me despedi de todos!”.   J

Está na hora de voltar à estação de autocarros. 

Espera-me uma longa viagem! 

Numa era do Ter, o Caminho é o sitio que conheço onde é o Ser que predomina.

Para terminar esta história que já vai longa, resta-me dizer-vos que todo este caminho que tem vários momentos únicos e especiais, tem um que é sem dúvida, o mais importante e especial de todos – Voltar para juntos daqueles que Amamos.


Um enorme obrigado à minha mulher Anabela e os meus filhos Dinis e Lourenço!

Buen Camiño para todos!

Família Pastoria. 

Comentários

Mensagens populares